AeroPress Portugal

O AeroPress foi inventado por Adam Adler e apresentado ao mundo na Feira da Indústria do Café em 2005, nos EUA. É um dispositivo compacto e versátil para fazer café, seja em casa, no escritório ou numa cafeteria. Seu design simples e ergonômico o torna simples de usar. É possível encontrá-lo nas principais cafetarias de especialidade pelo país e, obviamente, online.

O primeiro Campeonato de AeroPress aconteceu em 2008 em Oslo, Noruega. Contou com apenas 3 competidores e Tim Wendelboe como jurado. Desde então, o Campeonato cresceu e tornou-se um movimento internacional, unindo desde entusiastas do café até profissionais renomados, todos em busca de quem faz a melhor chávena de café do mundo utilizando uma AeroPress. Atualmente, mais de 60 países participam da competição, que acontece religiosamente todos os anos.

Porto sediou a primeira edição portuguesa do Campeonato em 2018. O Evento aconteceu em Vila Nova de Gaia na 7g Roaster em meados de Setembro. Dos 21 participantes, Kata Muhel saiu vencedora e representou Portugal no Mundial na Austrália, apresentando sua receita vencedora do campeonato nacional.

O AeroPress Portugal é um coletivo inclusivo e que fortemente incentiva e apoia a indústria do café de especialidade em Portugal. Acreditamos que cafés de alta qualidade podem ser feitos por qualquer pessoa e em qualquer lugar. Sempre com o foco na sustentabilidade de toda cadeia de valor. Desafiando o status-quo do café comercial.

Aqui está o cronograma da competição para esse ano:

- Os competidores se registam online e realizam o pagamento da taxa de inscrição que dá direito a participação no evento. As Inscrições abrem alguns meses antes da competição.
- As regras da competição serão enviadas.
- Um mês antes da competição, os participantes recebem uma amostra do café que será utilizado na competição. Todos terão igual chance de criar a própria receita.
- Alguns dias antes da competição, aos participantes serão facultados detalhes finais pertinentes, bem como cronograma detalhado das atividades que decorrerão no dia oficial do campeonato nacional.
- Na manhã do evento será realizado o sorteio dos trios, a fim de definir a ordem de apresentação dos competidores.
- O vencedor de cada trio avança para a próxima etapa, até que se encontre o ganhador final, que irá representar Portugal no Mundial - a localização será ainda divulgada pela organização do evento.

AeroPress Portugal é responsável por cobrir os custos de viagem e 3 dias de acomodação para o ganhador do campeonato nacional. Somos um movimento sem fins lucrativos e organizado por entusiastas e profissionais do café de especialidade. Todo o dinheiro coletado através das inscrições, assim como patrocínios, serão usados para cobrir despesas com o Ganhador e os custos operacionais do evento. Estamos sempre abertos para colaborar e apoiar a indústria local do café de especialidade. Se tiver ideias e sugestões, não hesite em contatár-nos.